DE VIRADA, "GLORINHA" QUEBRA TABU

Jacaré vence Diabo no Riopretão e garante vaga na 2ª fase

COPA PAULISTA/2009 - Demorou, mas enfim o RIO PRETO EC voltou a vencer o América no estádio Anísio Haddad. De virada (2X1), a equipe comandada por Sérgio Caetano somou a 2ª vitória seguida sobre o arquirrival e se classificou para a 2ª fase com uma rodada de antecedência.

Foram exatos 22 anos, 10 meses e 8 dias sem que o Glorioso vencesse o Diabo na Vila Universitária. A última vitória esmerladina havia sido em 12 de novembro de 1986 (
2X0), na conquista do Torneio Benedito Teixeira.

De lá pra cá, foram disputadas 7 partidas no Riopretão, com 5 empates e 2 vitórias dos rubros. Incomôdo jejum que perdurou até a manha-tarde de hoje.

Precisando dos 3 pontos para avançar na Copa Paulista, o Jacaré dominou as ações no início da partida. Logo nos primeiros minutos, Bady (7') e Thauan (10') quase abriram o marcador. Sem chances na competição, o Diabo permanecia prostrado na retranca, arriscando um contra-ataque aqui e outro acolá.

E assim, o jogo seguia para o final do 1T quando, após bela jogada de Jackson, Bady recebeu livre e desperdiçou a melhor oportunidade esmeraldina. De frente para o arqueiro rubro, o meia esmeraldino finalizou sem força, nas mãos de Paulo César (41').

No lance seguinte (43'), Éder aproveitou o vacilo da zaga esmeraldina para fazer o primeiro gol da partida. E com o injusto um a zero, as equipes desceram para os vestiários.

Como sempre, a galera do Jacaré cumpriu seu papel. Com a fuça no alambrado, os torcedores cobraram maior empenho dos esmeraldinos para a 2ª etapa.

O técnico Sérgio Cateno também fez sua parte. Sacou Anderson e Tiziu para a entrada de Juninho e Jairo. Também trocou Bady por Marcus Vinicius.

Mas o Jacaré seguia com dificuldades. Partindo em busca do empate, o "Glorinha" tomou sufoco na defesa. Mais uma vez, o goleiro Ricardo salvou a pátria esmeraldina.

Até que Jales escorou cobrança de escanteio e igualou o placar (18'). Logo depois, Jackson cruzou da esquerda e Marcus Vinicius, que saiu do banco para virar a partida, só teve o trabalho de tocar para o gol (24'). Golaço!

Eis que o árbitro da partida, sr. Thiago Duarte Peixoto, resolveu então aparecer. O digníssimo inventou um segundo cartão amarelo para Jackson (30'), coincidentemente o melhor jogador do Glorioso na partida.

Com um jogador a menos, coube ao Jacaré se fechar na defesa e aguardar ansiosamente o apito final. Priiiiiiiiii!

Maravilha!

Fim do tabu e festa nas gerais do Riopretão!

Com a vitória, a equipe de Sérgio Caetano chegou aos 22 pontos, assumiu a 3ª colocação do Grupo 1 e, restando apenas 1 rodada para o fim da 1ª fase, já não pode mais ser alcançada pelo Norusca, 5º colocado (18 pts).

Beleza!

Fim do tabu e classificação antecipada!

No próximo domingo (27), o RIO PRETO EC encara o Sertãozinho fora de casa (11h), já pensando na 2ª fase.

Dá-lhe, Jacaré!

FORÇA "GLORINHA"!

FICHA TÉCNICA
RIO PRETO EC 2X1 América
Copa Paulista (13ª rodada)
DATA - 20/9/2009
LOCAL - Estádio "Anísio Haddad" (Riopretão)
ÁRBITRO - Thiago Duarte Peixoto
PÚBLICO - 569 pagantes
RENDA - R$ 3.965,00
CARTÕES AMARELOS - Paulinho, Gilberto e Jackson.
CARTÃO VERMELHO - Jackson
GOLS - Jales (18'/2T) e Marcus Vinicius (24'/2T); Éder (43'/1T).

>
VEJA FOTOS DA PARTIDA
> CONFIRA VÍDEO-REPORTAGEM SOBRE O 61º DÉRBI (TV TEM)
> CONFIRA VÍDEO-REPORTAGEM SOBRE O 61º DÉRBI (RECORD)
> CONFIRA GRAVAÇÃO DE VÍDEO-REPORTAGEM SOBRE O 61º DÉRBI (TV TEM)

RIO PRETO EC
Ricardo; Gilberto, Willian Goiano e Jales; Jackson, Anderson (Juninho), Paulinho, Bady (Marcus Vinícius) e Elton; Thauan e Tiziu (Jairo).
Técnico: Sérgio Caetano

América
Paulo César Júnior; Diego Neto, Rafael Piotto, Márcio (Caique) e Anderson; Cléber, Luís Mário, Willian Veloso (Marcinho) e Cacique (Aluizio); Éder e Cortez.
Técnico: Xande Marques

Foto: Marcus Vinicius corre para a galera após fazer o gol da virada esmeraldina sobre o Diabo (Edvaldo Santos/Diarioweb).
Fonte: Assessiva Comunicação, Diarioweb e Futebol Interior.

4 comentários:

Rogério Cannizza disse...

Saudações esmeraldinas!!!!
As viúvas do birigui finalmente assumiram e foram todas vestidas de preto. Já estão prontas pro sepultamento do diabo num futuro próximo. Para que o fim aconteça, precisamos engrossar a campanha FICA ZANIRATO.
Foi lindo ver eles no devido lugar e parar com essa mania de falar que é time grande, um timinho com meia dúzia de viúvas com mania de grandeza.
São José É do RIO PRETO.
Um grande abraço a todos,
Rogério Cannizza

Rogério Cannizza disse...

Aliás, não é que o Glorinha, que para mim, já ganhou o campeonato derrotando duas vezes a diabada, que nós vamos esquecer os problemas fora de campo que ocorrem em decorrencia de má gestão. Alternância de poder já.
O Dalla Pria pode até ficar, porém como mero colaborador e passar o bastão a outro para acabar com o desgaste provocado por 28 anos de poder. Precisamos de mais gente na diretoria, e que todos tenham liberdade de trabalhar sem poder central, como era antigamente. Quem sabe os filhos, sobrinhos e netos de antigos diretores voltem e criam uma nova diretoria, com presidente trocado a cada três anos. Seria a volta da credibilidade.

Carlos Adao disse...

Concordo plenamente com o Rogério. O Rio Preto no seu todo: futebol, administraçao, base e outros esportes, tem que mudar de ares, procurar outros dirigentes, novas alternativas, pois 28 anos é muito tempo, é uma ditadura. A cidade é grande, tem muitos empresarios torcedores do jacaré, mas estao afastados talvez por esses anos de poder. Quanto a vitoria sobre o diabo,este ano lavamos toda nossa bagagem. Parabens a todos os esmeraldinos.

Carlos Adao disse...

Concordo plenamente com o Rogério. O Rio Preto no seu todo: futebol, administraçao, base e outros esportes, tem que mudar de ares, procurar outros dirigentes, novas alternativas, pois 28 anos é muito tempo, é uma ditadura. A cidade é grande, tem muitos empresarios torcedores do jacaré, mas estao afastados talvez por esses anos de poder. Quanto a vitoria sobre o diabo,este ano lavamos toda nossa bagagem. Parabens a todos os esmeraldinos.