ESCUDO: FRAGMENTOS DE UMA HISTÓRIA

Jacaré teve ao menos 5 distintivos diferentes em 90 anos de existência
I
REDAÇÃO F"G"! - Logo após a conquista do vice-campeonato do Paulista A2/2007 e do inédito acesso ao Paulistão/2008, circulou pela cidade a infeliz idéia de se alterar o escudo do Glorioso RIO PRETO EC.
I
A proposta pretendia incluir a data de fundação (21/4/1919), o nome da cidade (São José do Rio Preto), a sigla do estado (SP) e o país (Brasil), sob o pretexto de "modernizar" o símbolo do clube. De gosto duvidoso, a sugestão seduziu a diretoria esmeraldina (veja).
I
A galera do Jacaré rejeitou a idéia e a F"G"! lançou a campanha Como é lindo o distintivo do Rio Preto, opondo-se à tal "modernização"; a ação do blog virou notícia na ocasião (veja).
I
Para tanto, a F"G"! validava as parcas fontes disponíveis na rede para afirmar que o escudo do RIO PRETO EC já sofreu profundas alterações no passado e que nada justificava modificá-lo novamente.
I
Graças à mobilização dos torcedores esmeraldinos, a proposta foi arquivada. Contudo, ainda pouco se sabe sobre a história deste símbolo do clube.
I
Novas gerações de esmeraldinos são formadas sem saber ao certo a origem do escudo que carregam no peito. A diretoria, por sua vez, não parece interessada em cuidar ou mesmo valorizar o passado.
I
Para piorar, incêndios - além de boa dose de desleixo - consumiram praticamente todos os registros das primeiras décadas deste clube veterano. Sobre aquela época, restam apenas os arquivos pessoais, muitos dos quais inacessíveis.
I
Narrar essa história, portanto, não é tarefa fácil.
I
RP
A informações disponíveis não permitem afirmar qual teria sido o 1º símbolo do clube. Porém, uma coisa é certa: o "RP" esteve sempre presente.
I
A razão é simples. O RIO PRETO EC nasceu em 21 de abril de 1919 como RIO PRETO, apenas RIO PRETO, sem qualquer "football club" ou "sport club". Somente em meados da década de 1920, após fundir-se com o ESPORTE CLUBE - clube de futebol amador mantido pelos comerciantes -, o clube assumiu a denominação atual (veja: FUNDAÇÃO e ESTÁDIOS).
I
Talvez por isso o "EC" seja desprezado até hoje.
I
BELAS CORES
Ao lado do "RP", o verde-branco também acompanha o clube desde sua fundação.
I
Na verdade, tratava-se de um dupla homenagem à Rio Preto: ao seu nome original (somente mais tarde incorporou o santo padroeiro, tornando-se São José do Rio Preto) e à sua cor predominante (a cidade foi erguida sob o verde da mata nativa, em torno do rio batizado de Preto mas que tinha águas límpidas e volume de ribeirão; leia).
I
Covertido em símbolo maior do clube, o verde-branco foi eternizado por Canhoto no hino do Glorioso: "... O Verde-Branco/As belas cores/Brilham no peito/Dos nossos jogadores..."(veja).
I
LOSANGOA foto acima é da década de 1940, tirada provavelmente em 1943, e fornece o 1º registro sobre o escudo do RIO PRETO EC: sob o manto esmeraldino com listras verticais brancas, o "RP" em branco no centro de um losango com bordas brancas (clique na foto para ver a legenda).
I
O símbolo seria abandonado poucos anos depois.
I
CÍRCULOO uniforme havia mudado em 1948, com a camisa esmeraldina sem as listras verticais em branco de 1943. No peito do goleiro Olmir, a grande inovação da época: o formato do escudo substituia o losango pelo círculo (clique na foto para ver a legenda).
I
Mas a novidade ficou parecida com o distintivo do arquirrival, fundado em 1946. Além do nome e da mascote (Diabo), o clube de Mário Alves Mendonça também copiou descaradamente o símbolo do América Football Club, criado no Rio de Janeiro em 1904, e que traz as iniciais "AFC" no centro de um círculo (veja).
I
Coincidência ou não, poucos anos depois o Glorioso já exibia novo escudo.
I
"ESCUDO"Em 1955, o manto esmeraldino recebia novamente as listras brancas, então mais finas que as de 1943. E do lado esquerdo do peito, a novidade. O círculo havia sido abandonado e em seu lugar aparecia um escudo em formato de... "escudo". As inciais "RP" obedeciam o contorno do novo símbolo, ambos em fino traço branco sobre o fundo verde (clique na foto para ver a legenda).
I
Diferente na forma se comparado aos seus antecessores, o "escudo" teve destino semelhante ao losango e ao círculo, sendo substituido num curto espaço de tempo.
I
BRASÃO
A foto ao lado é de 1957 e exibe com detalhe as mudanças no escudo do RIO PRETO EC: a simplicidade experimentada com o losango, o círculo e o "escudo" deu lugar a uma criação mais elaborada (
clique na foto para ver a legenda).
I
Definitivo, o brasão permanece até hoje. Duração que poderia ter sido ininterrupta, não fosse um experimento "bizarro" da megalomaníaca década de 1970...
I
BRASÃO "BIZARRO"Após a conquista do Torneio de Seleção (1973), alguém teve a infeliz idéia de "modernizar" o símbolo do clube. Nem tanto pelo acréscimo da estrela alusiva ao título recém-conquistado. Mas certamente inspirado pelas linhas retas e a exatidão do tecnicismo vigente na ditadura militar (1964-1985), o infeliz autor praticamente anulou toda a elaboração anterior, substituindo as formas arredondadas do brasão por retas e eliminando o contraste verde-branco entre o "RP" (clique na foto para ver a legenda).
I
Ainda bem que insanidade durou pouco. A versão "bizarra" do brasão logo cedeu ao charme da idéia original, para felicidade geral da nação esmeraldina.
I
ÚNICO
Um brasão com o "RP" no centro, cortado pelo verde-branco na diagonal. A cor das letras atuando sempre em contraste com a cor de fundo (ora verde no branco, ora branco no verde). Detalhes que fazem do escudo do RIO PRETO EC uma criação original e única (
clique na imagem para ampliar).
I
Ao contrário de seus 2 principais rivais (um, com a "cópia de saia" do América carioca - veja -, e o outro, com a adaptação verde-amarela da "cópia de saia" do vizinho - veja), o Glorioso ostenta um escudo exclusivo, sem paralelo entre clubes brasileiros e internacionais.
I
Resta saber o nome de seu criador.
I
FORÇA "GLORINHA"!
I
Fonte: Escudos Online e Wikipédia (América Football Club).

Um comentário:

moderador disse...

Prefiro o que o RP está usando agora. Da uma conferida la no blog clubes que ta de volta.