CAMPEÃO DA SÉRIE "JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES" (1964)


As "Séries"

Campeão Paulista da Terceirona em 1963, o Rio Preto EC voltava ao Campeonato Paulista da 2ª Divisão em 1964.

Naquele ano, as equipes estavam divididas em 3 grupos, denominados Séries "Paulo Machado de Carvalho", "João Mendonça Falcão" e "José Ermírio de Moraes".

Na 1ª destas séries estavam AA Portuguesa (Santos), CA Bragantino (Bragança Paulista), Nacional AC (São Paulo), EC Taubaté (Taubaté), Jabaquara AC (Santos), Paulista FC (Jundiaí) e SE Irmãos Romano (São Bernardo do Campo).

Na 2ª estavam AA Francana (Franca); AA Ponte Preta (Campinas), Estrada de Ferro Sorocabana FC (Sorocaba), Jaboticabal Atlético (Jaboticabal), EC XV de Novembro (Jaú), Batatais FC (Batatais) e Barretos FC (Barretos).

O Rio Preto EC estava na série "José Ermírio de Moraes", ao lado de AA Ferroviária (Botucatu), AA Votuporanguense (Votuporanga), Tupã FC (Tupã), A E Santacruzense (Santa Cruz do Rio Pardo), AA Osvaldo Cruz (Osvaldo Cruz), EC Corinthians (Presidente Prudente) e AA São Bento (Marília).

As equipes enfrentariam os adversários de série em turno e returno, classifcando-se os 3 melhores colocados de cada grupo, para a disputa da 2ª fase.O Glorioso foi o campeão da série "José Ermírio de Moraes" com 18 pontos, um a mais que a Ferroviária de Botucatu.

Série "José Ermírio de Moraes"

1º RIO PRETO EC - 18 pontos (Campeão da Série - Classificado para a 2ª fase)
2º AA Ferroviária - 17 pontos (Classificado para a 2ª fase)
3º AA Votuporanguense - 17 pontos (Classificado para 2ª fase)
4º Tupã FC - 17 pontos
5º A E Santacruzense - 12 pontos
6º AA Osvaldo Cruz - 11 pontos
7º EC Corinthians - 11 pontos
8º AA São Bento - 9 pontos

> VEJA FOTO DOS CAMPEÕES

"Torneio dos Finalistas"

Além dos 3 acima, outras 6 equipes se classificaram para a fase final da competição: Portuguesa (Campeã da Série "Paulo Machado de Carvalho"), Bragantino, Nacional, Francana (Campeã da Série "João Mendonça Falcão"), Ponte Preta e Estrada de Ferro Sorocabana.

Chamada de "Torneio dos Finalistas", a 2ª fase da competição previa o confronto direto entre as equipes, em turno e returno. Os 2 melhores colocados disputariam a grande final, valendo o título de Campeão Paulista da 2ª Divisão de 1964.

Porém, o Glorioso não foi bem nesta fase, terminando apenas na 7ª colocação. A Portuguesa Santista se sagrou campeã do "Torneio dos Finalistas". De quebra, venceu a Ponte Preta (OX1) e levou também o título paulista da Segundona de 64.

A classificação final do "Torneio dos Finalistas" foi a seguinte:

1º Portuguesa - 25 pontos (Campeã)
2º Ponte Preta - 23 pontos
3º Bragantino - 21 pontos
4º Francana - 18 pontos
5º Ferroviária - 14 pontos
6º Nacional - 13 pontos
7º RIO PRETO EC - 11 pontos
8º Estrada de Ferro Sorocabana - 10 pontos
9º Votuporanguense - 9 pontos

De qualquer modo, o Glorioso continuava na Segundona e disputaria a divisão, sem rebaixamento, até 1993, quando voltou à 3ª para ser vice-campeão no ano seguinte.

Mas essa já é outra estória...

Força "Glorinha"!

Com informações da RSSSF-Brasil.

Nenhum comentário: