"É COISA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER"

I
I
A diretoria do Rio Preto EC quer alterar o distintivo do clube. A idéia visa incluir a data de fundação, o nome da cidade, a sigla do estado e o nome do país no escudo (veja imagem acima)!
I
De acordo com o
Diário, as "mudanças já foram discutidas pela diretoria do Jacaré, no último dia 9 de janeiro, e precisam apenas da aprovação do Conselho Deliberativo - formado por 40 conselheiros efetivos e 14 suplentes - para serem adotadas em definitivo".
I
O diretor cultural do clube, Luis Antônio Simões, defende as mudanças argumentando "
que o escudo só tem o RP e falta informações importantes como a data de fundação da agremiação, a cidade, o Estado e o País em que estamos localizados".
I
Segundo o jornal, Simões "
pretende mostrar oficialmente as propostas aos demais dirigentes... até a próxima semana". Aliás, "Simões espera que o clube rio-pretense adote o novo distintivo a partir da Copa Federação Paulista de Futebol, que tem o início marcado para 15 de julho", completa a matéria.
I
Até mesmo o presidente do Rio Preto, Vergílio Dalla Pria, se diz "
favorável à 'modernização' do distintivo".
I
"
A idéia agradou a diretoria, pois só estaríamos adicionando informações e não desfigurando ou mudando o layout do escudo tradicional", teria afirmado Dalla Pria.
I
Pois bem. A
TORCIDA VIRTUAL - FORÇA "GLORINHA" (F"G"!) vem à público dizer NÃO! à qualquer alteração no distintivo do Glorioso.
I
Primeiro porque nenhum dos argumentos apresentados justificam as mudanças. Afirmar que a data de fundação, a cidade, o estado e o país são "
informações importantes" para o escudo de um time de futebol revela, apenas, o total desconhecimento do tema.
I
Rápidos exemplos: Palmeiras, Botafogo/RJ (a linda estrela solitária) ou mesmo o de Ribeirão, Juventus (moleque travesso), Rio Branco (que todos sabem ser de Americana/SP), Flamengo, Vasco, Portuguesas (a Lusa e a Santista), Ponte Preta, Sport...
I
Todos os clubes citados não possuem sequer o nome da cidade de origem. O que dizer então de São Paulo FC, Santos FC, AD São Caetano, Coritiba FC (de Curitiba, claro), EC Bahia, Fluminense FC???
I
Definitivamente, a inclusão da data, cidade, estado e país não são "informações importantes" quando se trata de distintivo.
I
Depois a alegação de "
modernização" do escudo também não se sustenta. Afinal, o distintivo do Glorioso já é moderno. E único!
I
As formas arredondadas nas laterais em perfeita harmonia com as linhas retas das letras e cores, bem como o contraste verde-branco ao fundo envolvendo as iniciais do clube (e da cidade), expressam uma composição bastante próxima ao gosto dos modernistas.
I
Provavelmente, o símbolo atual data de finais da década de 1940 e início dos anos 50. É o que se deduz ao observar as - poucas - fotos disponíveis (segundo o próprio Dalla Pria, "
grande parte do arquivo do clube virou cinzas com o incêndio da sede, em 1953").
I
O disitntivo antigo - talvez o original - trazia o RP no centro de um círculo (
veja foto de 1948). Ocorre que o símbolo se tornou parecido ao do rival América FC, fundado em 1946 (veja Jacaré X Diabo). Talvez por isso o Glorioso tenha mudado de distintivo (e se for isso mesmo, convém admitir que a mudança estava mais que justificada).
I
Portanto, o escudo do Rio Preto já sofreu uma profunda "modernização" no passado. Por que outra agora?
I
Por fim, as mudanças propostas por Luis Antônio Simões beiram o ridículo. Nas palavras do historiador riopretense e ex-jogador do Glorioso, Agostinho Brandi, "é reduntante um clube chamado Rio Preto adotar no escudo o nome por extenso de São José do Rio Preto".
I
Do mesmo modo, para que incluir o país no distintivo se o clube não disputa regularmente nenhuma competição internacional?
I
Ao que parece, tem gente querendo aparecer...
I
Ou então, como disse sabiamente Brandi ao Diário, "é coisa de quem não tem o que fazer".
I
Em resumo, a F"G"! diz NÃO! às mudanças propostas pela diretoria e SIM! ao disitntivo atual do Rio Preto Esporte Clube!
I
Força "Glorinha"!
I
Imagem: Diarioweb

Nenhum comentário: