FICHA TÉCNICA - RIO PRETO EC 2X2 AMÉRICA (18/3/2001)

VOCÊ SABIA?
O 51º dérbi integrou o calendário oficial de comemorações pelo aniversário da cidade. Longe de ser amistosa, a partida era válida pela 9ª rodada do Paulista A2/2001 (1º turno) e registrou o maior público já informado na história dos confrontos entre os arqui-rivais (15.518 pagantes). O Riopretão viu de tudo naquela ensolarada tarde de domingo: de bandinha de música à prefeito travestido de melância*. Uma faixa estendida no alambrado demarcava o terreno: "SÃO JOSÉ É DO RIO PRETO". Gols mesmo, só no 2T. Thiago marcou primeiro para o Diabo (13'). Vivinho empatou (19') e Guim colocou o RIO PRETO EC em vantagem, após pênalti grosseiro cometido pelos rubros (31'). Mas a alegria da galera do Jacaré durou pouco. Afim de manter a festa armada pelo prefeito melância, o árbitro rio-pretense Oscar Roberto Godoi tratou de achar um pênalti para o Diabo (35'). Com o empate no tempo nornal, a partida foi então decidida em pênaltis**. As cobranças de Guim e Allan garantiram a vitória do "Glorinha", dando início à festa esmeraldina. Ainda tímida nas gerais do Riopretão, porém soberba no Templo do Baixo Astral, cerca de 2 meses depois (veja).

FICHA TÉCNICA
RIO PRETO EC 2X2 América (2X1 nos pênaltis)
Campeonato Paulista da Série A2 (1º turno)
DATA - 18/3/2001
LOCAL - Estádio "Anísio Haddad" (Riopretão)
ÁRBITRO - Oscar Roberto Godoi
PÚBLICO - 15.518 pagantes
RENDA - Não informada
GOLS - Vivinho (19'/2T) e Guim (pênalti, 31'/2T); Thiago (13'/2T) e Bilu (pênalti, 35'/2T).
PÊNALTIS - Guim e Allan; Fabinho.

RIO PRETO EC
Nilton; Wanderson, Rondinelli e Erllon; Wagner Luís (Cléber), Allan, Marquinhos Bolacha, Lelo e Maurinho; Fábio Zeni (Vivinho) e Guim.
Técnico: Márcio Rossini

América
Edney; Gilson (Igor), Fabinho, Thiago e Rovilson; Jeovânio, Bob, Edinan e Bilu; Biro (Márcio Costa) e Edilson (Marco Aurélio).
Técnico: Sérgio Ramirez

* "Naquele 18 de março de 2001, a torcida compareceu em peso. Nas arquibancadas, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, chamava atenção com sua camiseta: vermelha com o distintivo do Anérica no lado direito, verde com o distintivo do Rio Preto no lado esquerdo.
- Prefeito melância! - gritam os torcedores ali perto. Diziam que o prefeito era como aquela fruta, verde por fora e vermelho por dentro. [...]" (RODRIGUES e PAULA, 2008, p. 114).

** "O regulamento previa que todos os jogos empatados do campeonato fossem decididos em pênaltis. O vencedor do tempo normal somava 3 potnos, o vencedor nos pênaltis somava 2 e o perdedor nos pênaltis somava em 1 ponto. Só não somava ponto quem perdia no tempo normal. Neste jogo, o Rio Preto somou 2 pontos e o América, 1 ponto" (Idem, p. 115).

Foto: Boa saída do goleiro esmeraldino Niltão durante o 51º dérbi, que viu empate no tempo normal e vitória esmeraldina nos pênaltis (Torcida Ultras Rio Preto).
Fonte: RODRIGUES, M. e PAULA, V. Todos os derbys: almanaque do futebol rio-pretense. São José do Rio Preto: THS Arantes Editora, 2008, p. 114-115.

Nenhum comentário: