89 ANOS* EM 90 MINUTOS


No domingo, por volta das 16h, quando o assopro do apito de Paulo César de Oliveira ecoar pelo estádio "Brinco de Ouro da Princesa", em Campinas, o RIO PRETO EC dará início à partida mais importante de sua história.

E talvez os meninos da Vila Universitária ou mesmo os membros da comissão técnica não tenham a menor noção disso. Talvez eles nem saibam da dureza dos jogos disputados ou do valor daqueles tantos homens que vestiram a camisa esmeraldina e dedicaram a ela parte de suas vidas. Talvez eles não façam idéia das tristezas, alegrias e dificuldades encaradas pela galera do Jacaré durante esse tempo todo, tudo para que, no domingo, o Glorioso tenha a possibilidade de decidir sua permanência da 1ª divisão do futebol paulista.

Feito que, se alcançado, será tão extraordinário quanto o acesso conquistado ano passado. Será a modesta consagração do clube recordista em disputar a 2ª divisão, ao todo 47 vezes, e que completa em 2008 a ininterrupta marca de 60 participações nas 3 principais divisões do futebol profissional de São Paulo.

Mas não será nada fácil. Longe de seus domínios, o "Glorinha" precisa vencer o Bugre.

Campeão Brasileiro (1978) e com presença cativa nas grandes competições nacionais, o clube campineiro se arrasta há alguns anos para não perder o status conquistado no passado. A pressão lá é grande e no domingo será ainda maior, provavelmente com o "Brinco" lotado. Uma vitória simples safa o Guarani de um novo vexame.

Além disso, numa situação que apenas o futebol é capaz de proporcionar, no domingo os esmeraldinos também serão tricolores e lusitanos desde de criancinha.

Não basta o Jacaré bater o Bugre fora de casa. Vencendo sua partida, o Glorioso conta ainda com uma vitória do São Paulo sobre o Juventus e um empate da Portuguesa com o Sertãozinho. Somente assim a galera do Jacaré poderá então sair pelas ruas da cidade, bebemorando a extraordinária conquista do RIO PRETO EC.

Não será nada fácil, mas tudo pode acontecer!

Serão 89 anos* em 90 minutos!

"GLORINHA", FORÇA E SORTE!

* O RIO PRETO EC foi fundado em 21 de abril de 1919 (veja FUNDAÇÃO).

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Computador, I hope you enjoy. The address is http://computador-brasil.blogspot.com. A hug.