FICÇÃO E REALIDADE (CARTA A JOSÉ ROBERTO TORERO)

Caro Torero,

Com algumas coisas, não se brinca. Imagine ler a seguinte notícia:

21/4/2012. Após cair da série B do Brasileirão para a C, em 2009, disputar a terceirona por 2 anos consecutivos e ser eliminado sempre na 1ª fase, o Sport Club Corinthians Paulista não disputará o Campeonato Brasileiro deste ano. Próximo de completar 102 anos de existência, o clube anunciou oficialmente na tarde de ontem o encerramento das atividades do seu departamento de futebol. A decisão foi divulgada um dia após o rebaixamento da equipe ao campeonato paulista da série A3.
Através de nota divulgada à imprensa, a diretoria corintiana justificou a medida alegando que o rombo nas contas no clube, causado por dívidas trabalhistas e sentenças judiciais (como a que confiscou 75% do patrimônio, dos direitos federativos e de imagem do clube no caso da lavagem de dinheiro e "compra" do Brasileirão 05 pela MSI ), inviabiliza a manutenção do futebol profissional.
Em entrevista à Rádio Deus e Futebol 1000 AM, o ex-jogador, ídolo e atual presidente do clube, Neto, declarou que o Corinthians "deixa os gramados de cabeça erguida". "Conquistamos 25 campeonatos paulista, 3 brasileiros e 1 mini-mundialito reconhecido pela FIFA. Títulos que os milhões de corintianos jamais esquecerão". "Estou triste, todo corintiano está. Mas todo corintiano concorda comigo que não dava mais. Por isso, tomamos a decisão certa", disse o ex-craque.
O dirigente também afirmou que deve procurar os líderes da chamada "resistência santista" ainda nesta semana. "Vamos conversar com eles [santistas] e tentar chegar num acordo que seja bom para os dois lados". Neto acha que os problemas enfrentados pelo clube da Baixada podem aproximar corintianos e santistas.
"Os santistas enfrentam a maior barra desde que descobriram o 'esquema' do Marcelo [Teixeira], muito pior que o da MSI, e a FIFA eliminou o Santos do quadro de clubes. Ter que fundar um novo clube, um novo estatuto jurídico e começar praticamente do zero não é fácil". Neto se refere ao movimento liderado por torcedores do Santos Futebol Clube, revoltados com a extinção do clube praiano imposta pela FIFA.
Vigente desde 14 de abril de 2010, a punição ocorreu após ser revelado o envolvimento do ex-presidente Marcelo Teixeira com a máfia chinesa e ser comprovada a utilização do Santos como fachada para crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e tráfico de armas. Atualmente o grupo de torcedores, mais conhecido como "resistência santista", tenta obter na justiça os direitos da marca Santos Futebol Clube e assim rebatizar a União Santista Futebol Clube, agremiação surgida da fusão entre Portuguesa Santista, Jabaquara e torcedores do Santos.
A União Santista disputa a série B do Brasileirão e acaba de ser promovida à série A2 do Paulista. Com prisão decretada pela justiça desde 25 de dezembro de 2009, o ex-presidente Marcelo Teixeira permanece foragido.
Procurado pela Folha, o assessor de imprensa da “resistência santista”, José Roberto Torero, não quis adiantar se há interesse do grupo na fusão com os corintianos. Torero disse apenas que os santistas irão “aguardar o contato dele [Neto]” e que qualquer proposta “não pode ser descartada de véspera, sem a devida análise”.
Neto se negou a sugerir um nome para o novo clube, caso se concretize a fusão entre corintianos e santistas. “Uma coisa é certa, será alvinegro”, brincou, encerrando a entrevista.


E aí, Torero, como deveria se chamar esse "novo clube" reunindo santistas e corintianos? Anchieta Futebol Clube ou Sport Club Imigrantes Paulista?

Tá vendo? Ficção é isso, comporta qualquer absurdo.

O problema se dá quando tais absurdos não parecem tão surreais como na improvável união entre corintianos e santistas narrada acima. Quando encontra amparo na realidade, a ficção perde a graça, vira coisa séria.

Esse é o caso da “fusão” entre RIO PRETO ESPORTE CLUBE e América Futebol Clube, imaginada por você na Folha de terça (veja).

Talvez para sua surpresa, tal “fusão” tem forte apelo entre os riopretenses (isto é, entre os habitantes de Rio Preto e não entre os torcedores do RIO PRETO EC; estes são tratados por “esmeraldinos”). Aliás, não há surpresa nenhuma, basta ler a mensagem deixada por Gustavo Oliveira ("natural de São José do Rio Preto") em seu blog, no post do texto da Folha, para se ter certeza disso.

A questão é saber se a “fusão” vale a pena ou não. Publiquei minha resposta sincera a esta pergunta no blog da TORCIDA VIRTUAL FORÇA “GLORINHA” (F”G”!), do qual sou editor; espero que leia (
clique aqui).

Torero, o que você quer já tem. Times de cidades médias capazes de enfrentar os grandes, não é isso? Então veja a tabela do Paulistão com outros olhos meu caro.

O líder Guaratinguetá tem exercido muito bem esse papel, não acha? E o Barueri, o Norusca? Até o Mirassol (Myra Sun ficou muito bom) tem dado trabalho: empatou com Corinthians e Palmeiras, e deu sufoco no São Paulo e no Santos; até dias desses o São Caetano aterrorizava os grandes, etc.

Já sei... Sua preocupação é com Ribeirão e Rio Preto (você se esqueceu de Limeira e Sorocaba). Pois fique tranqüilo. Riopretenses e ribeirãopretanos não têm do que reclamar. Ambos possuem bons estádios, capazes de abrigar até “clássicos”.

Somente este ano, Rio Preto já teve Palmeiras, Santos e Corinthians jogando na cidade, e o São Paulo na vizinha Mirassol (12 km de Rio Preto).

O estádio do Botafogo de Ribeirão foi palco de Sertãozinho X Corinthians, Palmeiras X Juventus, Portuguesa X São Paulo e Palmeiras X São Paulo. Também teve Sertãozinho X Santos a 15 km de Ribeirão.

Convenhamos, haja dinheiro para tanto ingresso.

Portanto, fique tranqüilo. Tudo está sob controle.

Com todo respeito, até porque acompanho e admiro seu trabalho, acho que você está vendo filmes demais; típico de quem anda longe das arquibancadas. Se cuida.

Abraços fraternos,

Clayton Romano
Historiador e Editor F”G”!
Acesse:
http://riopretoec.blogspot.com/

EM TEMPO - Esta mensagem também será publicada blog da F"G"!, que lança a partir de hoje a campanha AMAMOS O RIO PRETO ESPORTE CLUBE contra qualquer tentativa de fusão entre os clubes da cidade.


VEJA TAMBÉM:
> VIVA A GALERA DO JACARÉ!
> DIGA NÃO! METRÓPOLE, A RÁDIO DO DIABO!
> GRANDES CONFRONTOS: RIO PRETO EC X AMÉRICA FC
> JACARÉ X DIABO
> A MAIOR TORCIDA DE RIO PRETO
> RESULTADO DA ENQUETE SOBRE A MAIOR TORCIDA EM RIO PRETO
> VÍDEO COM SÁTIRA SOBRE A RIVALIDADE ENTRE JACARÉ E DIABO

Nenhum comentário: