MORRE ICÃO, "XERIFÃO" DO PRIMEIRO TÍTULO

I
Com atraso de uma semana e com profundo pesar, o F"G"! registra o falecimento de Osvaldo Bento Dias, o Icão, "xerifão" na conquista do 1° título paulista do RIO PRETO EC (1963/64).
I
O ex-jogador permaneceu internado na UTI do Hospital de Base por mais de uma semana, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na madrugada de domingo passado (7/10), Icão não resistiu a uma parada respiratória.
I
Nascido em Rio Preto, no longinqüo 26 de dezembro de 1937, Osvaldo Bento Dias deu seus primeiros chutes no "campinho de terra do DER". Depois, foi para o Torino Brasileiro Atlético Clube, da Vila Aurora, "uma das mais poderosas da várzea rio-pretense", conforme atesta a coluna Flash Bola de 19/8/2007, dedicada ao ex-zagueiro.
I
Em 1960, Icão foi para o RIO PRETO EC; antes porém, recordava o ex-jogador, "disputei alguns amistosos pelo América, mas decidi aceitar a proposta feita pelo Ulisses Jamil Cury (presidente esmeraldino), que tinha me visto jogar no Amador". Com o zagueiro, o Glorioso foi Campeão da Terceirona de 1963 e Campeão da Série José Ermírio de Moraes em 1964.
I
Icão seguiu no Jacaré até 1966, sendo emprestado ao Noroeste de Bauru. No ano seguinte retornou ao RIO PRETO EC e, em 1968, foi emprestado ao Fernandópolis. Lá, Icão sofreu uma contusão no joelho que o tirou para sempre dos gramados.
I
De 1971 a 1993, Osvaldo Bento Dias trabalhou no Fórum de Rio Preto, onde se aposentou. Icão morava com a mulher Isabel Rosa Evangelista no Jardim Ouro Verde havia 31 anos e era figura fácil nas partidas do Jacaré no Rio Pretão.
I
Além da esposa, o ex-zagueiro deixou também os filhos Marli, Merivaldo e Manoel, e dois netos, José Paulo e Marcelo.
I
Icão foi sepultado na tarde de 7/10, no cemitério São João Batista, em Rio Preto.
I
I
Foto: RELÍQUIA - O ex-zagueiro Icão guarda até hoje a faixa de campeão de 1963. Ele pendurou a chuteira em 1969 após sofrer uma contusão no joelho, quando defendia o Fernandópolis. Depois, trabalhou 22 anos no Fórum de Rio Preto até se aposentar em 1993. Mora com a mulher, Isabel, no Jardim Ouro Verde, e costuma ir ao Riopretão para assistir alguns jogos do Jacaré (André Américo/Flash Bola - Diarioweb).
I

Nenhum comentário: