TREINO É TREINO?


A galera do Jacaré continua saboreando o acesso à Primeirona, mas é bom ficar atenta. Desde o vice-campeonato da A2, os passos do Rio Preto EC até aqui não inspiram confiança sequer no mais fanático e insano torcedor esmeraldino.

Para facilitar o entedimento, talvez seja melhor pontuar algumas passagens da vida recente do "Glorinha" após a chegada do caneco:

1) Transferência de Wesley e Bira (Cene/MS), Eder Baiano (Remo/PA), Jeferson (Coruripe/AL), Bady(PalmeirasB/SP) e Clayton (Portuguesa/SP);

2) Permanência de Luciano Dias (técnico), Pitarelli (goleiro), Felipe (lateral) e Mario André (volante);

3) Retorno do zagueiro Nino e do meia Branquinho, emprestados ao Ulbra/RS;

4) Contratação de Rovilson (25, lateral, disputou o campeonato goiano deste ano pelo Rioverdense) e Lucas (21, goleiro, reserva no Coritiba). O clube espera a chegada de Aroldo (volante, ex- Rio Branco/SP);

5) Realização do "vestibular da bola". Com a aprovação do técnico Luciano Dias, os zagueiros Thiago e Alex e o meia Ricardo foram selecionados entre 28 jogadores;

6) Parceria com a Penalty para o fornecimento de material esportivo ao clube;

7) Primeiro jogo-treino, Rio Pretão (23/6): Rio Preto EC 0X2 Sertãozinho;

8) Segundo jogo-treino, Américo de Campos/SP (24/6): "Seleção" (ou "Combinado"?) de Américo de Campos 0X5 Rio Preto EC;

9) Terceiro jogo-treino, Sertãozinho/SP (27/6): Sertãozinho 2X1 Rio Preto EC;

Isso sem falar na fracassada tentativa de mudança do distintivo do Rio Preto, proposta pelo diretor cultural do clube, e na afixação de placas homenageando eventuais colaboradores na reforma do Rio Pretão.

Não resta dúvida: a diretoria tem demonstrado dinamismo, atuando em várias "frentes". Aliás, cabe ressaltar, Dalla Pria e equipe demonstram boa dose de planejamento e racionalidade, o quê, em se tratando de futebol, no Brasil, diz muita coisa.

No entanto, a questão é saber até que ponto tal retrospectiva oferece garantia de felicidade ao torcedor do Glorioso.

Sim, porque as ambições mudaram na Vila Universitária...

Por 88 anos, a galera do Jacaré sonhou com o acesso à Primerona. Em 25 de abril, o sonho virou realidade. Agora, é a realidade quem dita o sonho. Nas arquibancadas do "majestoso" Rio Pretão, a torcida só pensa "naquilo": PERMANECER NA 1ª!

Daí a pertinência de algumas indagações:

1) Ainda que alguns retornem ano que vem, o empréstimo dos principais destaques na A2/2007 contribui ou atrapalha na formação da equipe para o Paulistão 2008?

2) A condição de único representante da cidade na 1ª divisão do futebol paulista não exigiria uma postura, digamos, mais "agressiva" por parte da diretoria, especialmente no que diz respeito aos patrocínios e investimentos?

3) Se a diretoria renovou com Pitarelli, por que contratou Lucas? Se renovou com Felipe, por que contratou Rovilson? Não seria o caso de priveligiar as categorias de base? Aliás, não seria o caso de contratar um bom meia-armador, um experiente maestro capaz de reger essa molecada?

4) Realizar partidas contra "selecionados" amadores (Américo de Campos) e times da 4ª divisão do campeonato paulista (José Bonifácio, próximo jogo-treino do Glorioso, no Rio Pretão, 4/7, 15h) serve mesmo para alguma coisa?

5) "Estatisticamente" falando, jogo-treino conta?

Até aqui, nas duas partidas "prá valer", contra o Sertãozinho (que não é lá muita coisa, já que escapou do rebaixamento na última rodada, aliás, para felicidade geral da galera do Jacaré e tristeza dos rubros...), o Glorioso não foi bem.

Pior foi saber das palavras de Luciano Dias, ditas ao Diário após a derrota de ontem para o Touro dos Canaviais: "No primeiro tempo deixamos a desejar, tomamos dois gols, mas não podemos deixar de ver que enfrentamos uma equipe forte".

"Equipe forte"?

Esse é o problema. A diretoria e a comissão técnica trabalham com padrões de uma equipe da 2ª divisão. Apenas isso pode explicar o fato do bom técnico se referir ao Sertãozinho como uma "equipe forte".

Forte para o nível da Segundona; Fraco, quase insuficiente, para o nível da Primeirona.

Alguém pode gritar: "Peraí! Treino é treino; jogo é jogo". Está certo.

Mas também é certo dizer: "segunda divisão é segunda divisão; primeira divisão é primeira divisão".

Ou não?

Força "Glorinha"!

Nenhum comentário: