"GLORINHA" QUEBRA TABU E FICA A 1 PONTO DA 1ª DIVISÃO

I
A vitória sobre o União São João (2X0), ontem, no Rio Pretão, deixou o Rio Preto EC a 1 ponto do acesso à série A1 e, de quebra, encerrou um tabu que já durava 20 anos.
I
Com 9 pontos conquistados, o Glorioso só precisa de um empate em Araras, no próximo sábado (21), para garantir matematicamente o acesso à 1ª divisão do futebol paulista, fato inédito em sua história. A partida começa às 19h.
I
Detalhe: No mesmo dia, o clube celebra 88 anos de existência (ver FUNDAÇÃO).
I
Com a vitória de ontem também caiu um tabu: desde 1987 o Jacaré não vencia o time de Araras. No período foram disputados apenas 5 jogos, com 4 derrotas e 1 empate. Em 1987, 0X2 e 1X0 para o União. Ano passado, 1X1 e 4X0 nas semifinais da A2. Houve ainda outra derrota do Rio Preto, na 1ª fase deste ano (3X1).
I
Ontem, um Rio Pretão aparentemente com mais torcedores que o anunciado (2.910 pagantes) viu o Rio Preto partir para o ataque. Logo no 1° minuto, Wesley arriscou de fora da área, a bola passou rente à trave direita de Alexandre Villa.
I
Aos 10', o União respondeu com Luan, que bateu para fora.
I
Mas o Jacaré continuava melhor, dominando as ações e disperdiçando boas opotunidades. Uma delas veio após cobrança de escanteio, aos 17', quando o zagueiro Éder Baiano cabeceou forte, no canto direito, e obrigou Alexandre Villa a fazer boa defesa.
I
Contudo, o forte calor fez com que a partida adquirisse um ritmo mais cadenciado. Mesmo assim, era o Rio Preto quem tomava a iniciativa do jogo.
I
Aos 35', Bady cobrou falta na direita, a bola passou por Alexandre Villa e, em cima da linha, um zagueiro do União impediu o 1° gol do Rio Preto. No último lance do 1T, aos 47', Bady chutou da intermediária e Alexandre Villa espalmou para escanteio.
I
Na volta do intervalo, o "Glorinha" seguiu pressionando. Aos 6', Conceição (que já tinha cartão amarelo) fez falta em Bady. O zagueiro do União levou o 2° amarelo e foi expulso pelo árbitro Alexandre Pivoto Camargo (que deixou de assinalar ao menos 2 pênaltis claros para o Rio Preto no 1T).
I
Aos 9', Mário André deixou Wesley na cara do gol, mas Alexandre Villa defendeu mais uma vez.
I
O 1° gol só saiu aos 22'. Fabinho recebeu na direita e cruzou, Bady dominou e bateu, Villa espalmou. No rebote, Wesley girou, deixando 3 zagueiros para trás, e chutou forte, cruzado, vencendo enfim o bom goleiro do União. Golaço!
I
Com o gol e 1 jogador a mais, o Rio Preto passou a explorar os contra-ataques. Num deles, aos 33', Hamilton recebeu lançamento e rolou para Cacique, que, na grande área, driblou o zagueiro, depois o goleiro, e chutou no meio do gol. Piá, em cima da linha, cabeçou para escanteio.
I
O golpe final veio em outro contra-ataque. Aos 47', Wesley recebeu a bola e disparou em direção ao gol. Ao invadir a área, o atacante do Glorioso foi derrubado por Cal Santos, expulso pelo árbitro. Na cobrança do pênalti, Rodrigo Uchôa bateu alto, no canto direito, sem chance para Alexandre Villa.
I
E, como diria o cronista, "não houve tempo para mais nada"... A não ser, claro, para a vibração dos jogadores, da diretoria e da galera do Glorioso. Foi de arrepiar. Muitos não conseguiram conter a emoção. Até o Dalla Pria chorou!
I
Aliás, a alegria só não foi maior devido a um triste episódio.
I
O coração de Atílio Busnardo Neto, 32, não aguentou de emoção... Ao ver o gol de Wesley, Atílio sofreu uma parada cardíaca e caiu, batendo a cabeça no chão. O torcedor do Rio Preto foi atendido pela equipe de médicos do local e seguiu de ambulância para o Hospital de Base, próximo ao Rio Pretão.
I
Lá, Atílio sofreu outra parada cardíaca e não resistiu.
I
Triste...
I
Caro Atílio, seja lá onde estiver, agora falta apenas 1 ponto.
I
Chegou a hora da verdade!
I
Força "Glorinha"!
I
Outros resultados - Grupo 3: Mirassol 0X0 Botafogo (14/4). Grupo 2: Guarani 1X1 Portuguesa e São José 1X0 Bandeirante (15/4).
I
I
Ficha Técnica
I
Rio Preto 2X0 União São João
I
Local - Estádio Anísio Haddad (Rio Pretão)
Árbitro - Alexandre Pivoto Camargo
Renda - R$ 23.100,00
Público - 2.910 pagantes
Cartão Amarelo - Felipe e Hamilton; Batata, Danilo e Conceição.
Cartão Vermelho - Conceição e Cal Santos
Gols - Wesley (22’/2T) e Rodrigo Uchoa (48’/2T)
I
Rio Preto
Pitarelli; Felipe, Eder Baiano, Jéferson e Rodrigo Uchoa; Bira (Giordan), Mário André, Bady e Cacique (Bruno); Wesley e Fabinho (Hamilton).
Técnico: Luciano Dias
I
União São João
Alexandre Villa; Paulista, Danilo, Tiago Gasparetto e Marcelo (Tiago Vieira); Conceição, Batata, Everton (Lúcio) e Piá; Izaías (Cal Santos) e Luan.
Técnico: Wanderley Paiva
I
Foto: Atacante Wesley, destaque do time, comemora seu primeiro gol na vitória sobre o União São João (José Carlos Moreira/Agência BOM DIA)
Com informações da
Agência Futebol Interior, Bom Dia, Diarioweb e Rádio Metróple 1400 AM.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse ano vai eheheheh tamo quase lá! parabéns rio preto