QUEM TEM MAIOR TORCIDA EM RIO PRETO?

I
O Diário de hoje (3/11) divulgou os números da pesquisa Ibope sobre a torcida riopretense.
I
"Em Rio Preto, para qual time você torce?"
I
Segundo os dados publicados pelo jornal, para a pergunta acima, 33% dos 406 entrevistados declararam preferência pelo Diabo e 18% se disseram torcedores do RIO PRETO EC (45% "Nenhum"; 5% "Não sabe/Não opinou"). O resultado é contestado pela galera do Jacaré.
I
"Os números devem estar enganados, pois sabemos ao longo dos tempos que a elite sempre torceu para o América, enquanto o povão gosta mesmo é do Rio Preto. O povão é maioria", diz o esmeraldino Valdemir Araújo Viana (Torcida FANÁTICOS). Para Viana, a "prova dos sete pode ser tirada no próximo Paulistão, quando poderemos comparar o público do Rio Preto com o do América".
I
Braulino Leme Athanazio, o lendário Buick - torcedor símbolo do Glorioso -, também contesta os números do Ibope. Com 86 anos, Buick relembra que nos confrontos entre os rivais a torcida do RIO PRETO EC sempre foi maioria: "Principalmente quando a partida ocorria no Mário Alves Mendonça (extinto estádio do Rubro, na Vila Ercília)".
I
Buick acredita que na "Primeira Divisão, o público do Rio Preto vai ser mais numeroso também".
I
O presidente esmeraldino, Vergílio Dalla Pria Netto, não refutou os números apresentados, preferindo encarar a pesquisa como "instrumento": "Vamos trabalhar em cima dos 45% dos rio-pretenses que não torcem para nenhuma das equipes da cidade. Tenho certeza que na Primeira Divisão e com a boa estrutura, além da transparência administrativa, vamos reverter o resultado da pesquisa já no próximo ano".
I
Na verdade, os números são mesmo relativos. O próprio jornal confirma uma variação real, quando observa que "entre os rio-pretenses de 40 a 49 anos, o número de simpatizantes do Jacaré sobe para 23% e o do Rubro cai para 30%"; note-se: a diferença cai de 15% para 7%. E não custa lembrar que a amostragem ouviu "apenas" 406 riopretenses.
I
Pois bem, aproveitando a polêmica, mas sem pretender "competir" com o Ibope (o que, aliás, seria ridículo), o F"G"! quer saber: "Na sua opinião, quem tem maior torcida em Rio Preto?".
I
"Rio Preto EC" ou "América FC"?
I
Participe!
I
Força "Glorinha"!
I
I
EM TEMPO - Para a pergunta "Você torce, ou tem simpatia, por qual time brasileiro de futebol?", o resultado do Ibope foi o seguinte: 30% (Corinthians/SP); 18% (São Paulo/SP); 15% (Palmeiras/SP); 8% (Santos/SP); 2% (Flamengo/RJ); 1% (América/SP); 24% (Nenhum); 1% (Não sabe/Não opinou); Cruzeiro/MG, Grêmio/RS e São Caetano/SP também foram citados, mas não atingiram 1%. Clique aqui para ver o gráfico (arquivo em formato pdf).
I
Imagem: Orlandeli/Editoria de Arte-Diarioweb.

Nenhum comentário: